Conhecimento gera reconhecimento. Aprenda com quem entende do assunto e transforme-se em um profissional de Engenharia da Confiabilidade.

A Compass oferece uma grade completa de treinamentos que combinam conceitos, teorias, aplicações práticas e softwares de análise. Os cursos podem ser ministrados em formato aberto e in company, conforme necessidades específicas da sua empresa.

Metodologias Quantitativas

O treinamento oferece a visão global da Engenharia de Confiabilidade, conforme a metodologia quantitativa da análise de dados de vida e sua relação com outras técnicas, fazendo uma introdução aos conceitos de ensaios acelerados de vida e confiabilidade de sistemas. O objetivo é demonstrar como é possível conhecer e controlar o comportamento de vida de produtos ou equipamentos, a fim de obter benefícios financeiros pelas melhorias implementadas na confiabilidade, mantenabilidade e disponibilidade. 

Duração/Carga horária: 05 dias, 40h
Software de Apoio: Weibull++, ALTA e BlockSim

O treinamento apresenta fundamentos teóricos e práticos da Análise de Dados de Vida (Life Data Analysis) aplicada a um projeto, produto ou equipamento, tanto no contexto da engenharia de desenvolvimento de produto quanto na engenharia de manutenção. 

Duração/Carga horária: 03 dias, 24h
Software de Apoio: Weibull++

O treinamento de Confiabilidade de Sistemas expande os conceitos da Engenharia da Confiabilidade para a metodologia de análise RAM (Reliability, Availability and Maintainability Analysis) que inclui diagramas de blocos de confiabilidade, análise de sistemas reparáveis e simulação de Monte Carlo. Nesse curso, o participante aprenderá como modelar sistemas e linhas de processo complexas, podendo assim estender suas simulações para obter resultados de disponibilidade, capacidade produtiva, estoque de reposição, equipes de manutenção e todos os custos associados.

Pré-requisito: Esse treinamento exige conhecimentos em análise de dados de vida (confiabilidade)

Duração/Carga horária: 03 dias, 24h
Software de Apoio: BlockSim

É fundamental que as empresas fabricantes de produtos tenham total controle da evolução da confiabilidade durante todas as fases de desenvolvimento e assim prever quando o produto estará com a maturidade ideal para ser liberado para o mercado. Ações deste tipo permitem a redução dos custos de garantia e evita o recall.

Por outro lado, empresas que compram e utilizam equipamentos em suas linhas de produção necessitam monitorar a performance de vida, durante sua utilização, para determinar se a confiabilidade está estável, ou está se deteriorando. Ações deste tipo permitem a determinação rápida de ações corretivas e preventivas além de permitir definir o tempo ideal para a realização de overhaul ou substituição do equipamento.

A análise do Crescimento da Confiabilidade (Reliability Growth Analysis) é uma poderosa ferramenta para monitorar o comportamento de vida de produtos e equipamentos e garantir que a meta de confiabilidade seja atingida. Esse treinamento fornece uma visão da metodologia RGA e suas aplicações no desenvolvimento de produtos e na análise de sistemas reparáveis.

Duração/Carga horária: 03 dias, 24h
Software de Apoio: RGA

O treinamento traz os conceitos da análise de risco e simulação estatística. O objetivo é proporcionar aos profissionais, técnicas avançadas de simulação para apoiar a tomada de decisão. Por meio da aplicação de estudos de casos o participante resolverá diversos problemas complexos (ex. análises de confiabilidade, análise de risco, segurança financeira, melhorias, etc).

Serão abordadas atividades teóricas e práticas relativas as ferramentas de: análise probabilística e determinística, análise de eventos, árvores de decisão, simulação e análise de risco. O treinamento permitirá que os participantes desenvolvam trabalhos em suas áreas e sirvam de multiplicadores desses métodos e práticas dentro da organização.

Duração/Carga horária: 03 dias, 24h
Software de Apoio:

O teste de vida de produtos e equipamentos sob condições elevadas de estresse pode representar economias significativas tanto de custos quanto de tempo. A análise correta de dados, obtidos por meio de Ensaios Acelerados, fornecerão parâmetros e informações que podem ser extrapoladas para as condições normais de uso dos produtos e equipamentos. Este treinamento ensina como conhecer a confiabilidade de produto ou equipamento em condições extremas de uso. Também aborda modelos avançados que irão ampliar as aplicações da análise de ensaios acelerados, permitindo a análise com estressamento variável ao longo do tempo (ex. stress step) e ainda estressamentos discretos (ex. On/Off).

Pré-requisito: Esse treinamento exige conhecimentos em análise de dados de vida (confiabilidade). 

Duração/Carga horária: 03 dias, 24h
Software de Apoio: ALTA

Um dos principais objetivos da Análise do Custo do Ciclo de Vida (LCC – Life Cycle Cost) é realizar a avaliação econômica para manter um equipamento durante toda a sua vida útil, incluindo os custos de aquisição, instalação, operação, manutenção e descarte. O treinamento traz a teoria e as aplicações práticas da metodologia LCC, a partir dos conceitos de matemática financeira, engenharia de confiabilidade e engenharia econômica.

Duração/Carga horária: 03 dias, 24h
Software de Apoio: Weibull++, BlockSim e RGA

Metodologias Qualitativas

A FMEA é uma técnica para identificar e analisar a influência dos potenciais modos de falha de um produto, equipamento, processo ou serviço, cujos efeitos devem ser considerados, eliminados ou minimizados, por meio de uma avaliação de índices que correspondem a um valor da criticidade na utilização do produto. Esse treinamento abordará a metodologia para analisar a criticidade dos modos e efeitos das falhas (FMEA/FMECA), e ajudará a identificar a necessidade de realizar uma FMEA, quem deve participar, que tipo de FMEA utilizar (projeto, processo, sistema, manutenção, etc.). Treinamento atualizado com a 4ª edição revisada pela AIAG (Automotive Industry Action Group).

Duração/Carga horária: 03 dias, 24h
Software de Apoio: Xfmea

Nesse treinamento são utilizados estudos de caso para permitir que os participantes pratiquem a facilitação da FMEA. O profissional aprenderá as habilidades necessárias para facilitar reuniões bem sucedidas de FMEAs, ganhará experiência em preparação para FMEAs mais atuais e na aplicação das melhores práticas dos procedimentos da FMEA. O participante também aprenderá a manter reuniões de FMEA no ponto principal e mover rapidamente em direção aos objetivos de equipe.

Pré-requisito: Esse treinamento exige conhecimentos na metodologia da análise FMEA/FMECA

Duração/Carga horária: 02 dias, 16h
Software de Apoio: Xfmea

A Manutenção Centrada na Confiabilidade (RCM) é um método para desenvolver e selecionar políticas alternativas de manutenção a partir da avaliação de critérios econômicos, de segurança e operacionais. É a combinação das ações de manutenção a serem desenvolvidas com base na condição, no tempo e na operação até a falha dos equipamentos, a fim de desenvolver planos de manutenção focados, efetivos e com custos otimizados. O treinamento apresentará a metodologia RCM, para aplicação da RCM clássica (qualitativa), e também irá unificar os conceitos da RCM clássica com a análise de dados de vida e obter um plano de manutenção mais adequado.

Duração/Carga horária: 03 dias, 24h
Software de Apoio: RCM++

Esse treinamento tem como objetivo capacitar facilitadores na execução de estudo RCM. O curso de facilitadores, através de conceitos e exercícios práticos, irá exercitar as habilidades necessárias para facilitar reuniões de RCM eficientes e eficazes. Com a execução de estudos de caso, o curso apresenta conceitos que podem ser utilizados para ajudar nos processos da organização, permitindo execução eficiente e eficaz dos Planos de Manutenção realizados pela equipe e diminuição de erros recorrentes, comuns na realidade de indústria, e maximizando a participação das partes interessadas.

Duração/Carga horária: 02 dias, 16h
Software de Apoio: RCM++

O treinamento traz os conceitos e aplicações práticas da metodologia FMEA, utilizada para analisar os modos e efeitos das falhas em projetos, processos, sistemas e manutenção. Também aborda a metodologia RCM, desenvolvida para realizar a manutenção centrada na confiabilidade, permitindo determinar o intervalo para manutenção preventiva e avaliar o risco operacional. Será realizada uma comparação entre as metodologias, fazendo um vínculo com a confiabilidade. 

Duração/Carga horária: 05 dias, 40h
Software de Apoio: Xfmea e RCM++

Gestão

Este treinamento tem como objetivo permitir ao participante enxergar de forma diferenciada seu sistema de gestão de ativos, entender os fatores críticos de sucesso, permitindo diagnosticar e propor melhorias para alcançar o máximo desempenho, com menor custo e risco. Utilizando o modelo da ISO 55000, será demonstrado que só com a Engenharia da Confiabilidade é possível obter um sistema ótimo e sustentável durante o ciclo de vida dos ativos.

Duração/Carga horária: 03 dias, 24h
Sistema de Apoio: Orion eAPI

O treinamento orientará sobre os processos mais comuns para a gestão das análises de causa raiz de falha, abordando o conceito FRACAS, as definições e as boas práticas no gerenciamento da falha.  O consultor auxiliará os profissionais a compreenderem as técnicas utilizadas na análise da causa raiz que mais se aplicam nos processos de resolução de problemas e as diferentes definições de falha. Com os temas trabalhados, o objetivo é que participante perceba a necessidade pela implementação sistemática das metodologias RCA, possibilitando a correlação entre os temas e ainda ajustar o processo de gestão atual, adequando-o conforme as características da área e filosofia da organização. 

Duração/Carga horária: 04 dias, 32h
Software de Apoio: BlockSim e XFRACAS

As empresas, cada vez mais, são desafiadas a alcançar alta confiabilidade do produto ainda na fase de projeto, ao mesmo tempo em que precisam reduzir o tempo de desenvolvimento e minimizar os custos. Para apoiar as empresas nesse desafio, o curso Confiabilidade para Projetos (DFR – Design for Reliability) abordará as ferramentas e métodos que deverão ser utilizados em todas as fases de desenvolvimento de novos produtos, desde sua conceituação até a utilização do produto pelo cliente.

Treinamento direcionado para gestores, apresenta os principais indicadores de confiabilidade gerados a partir de metodologias quantitativas e qualitativas relacionadas à Engenharia da Confiabilidade. O objetivo é orientar uma correta leitura e interpretação dos dados obtidos nas análises de confiabilidade, auxiliando os líderes a utilizarem indicadores precisos para a tomada de decisão. Entre os indicadores abordados estão: MTBF, MTTF, risco e probabilidade, garantia do produto, disponibilidade operacional e inerente, mantenabilidade, confiabilidade, taxa de falha, vida econômica do ativo e frequência ideal de troca do componente, estratégias de manutenção e índice de criticidade.

Duração/Carga horária: 01 dia, 8h
Software de Apoio: Sofwares de Análise ReliaSoft