Sistema empresarial para gestão de ativos industriais, suportado pela confiabilidade e de acordo com a ISO 55.000 e PAS 55.

O Orion eAPI é um sistema web-based que possibilita integração total com bancos de dados como CMMS (SAP, Maximo, etc.), sistema de registro de paradas, PINS, monitoramento da condição, e outras fontes de informação. O sistema possui ferramentas para análises de confiabilidade e também faz a integração com outras ferramentas de análise especialista.

O sistema é estruturado nos seguintes módulos:

Ciclo de Gestão de Ativos

Conecta o planejamento estratégico da organização com o sistema de gestão de ativos, suportado por indicadores de performance que abrangem o ciclo de vida dos ativos. Permite organização dos principais documentos exigidos pela ISO 55001: Escopo, Política de Gestão de Ativos, Partes Interessadas, SAMP (Strategic Asset Management Plan), Objetivos, AMPs (Asset Management Plan) e Indicadores do Sistema.

MoC (Management of Change)

Processo estruturado para monitorar e controlar qualquer mudança que impacte a estratégia da empresa e seu sistema de gestão de ativos.

Assetbook

Reúne as informações sobre o ativo, como: fotos, localização na estrutura funcional, data de aquisição, ordens de serviço, planos de manutenção, análises realizadas, indicadores de performance, planos de contingência, etc.

Triggers

Gatilhos para suportar a gestão de ativos que incluem: gatilhos de performance do ativo*, gatilhos de falha baseado em expressão definida pelo usuário e gatilhos baseado nos indicadores da gestão de ativos.

* MTBF, MTTR, disponibilidade, custos, etc.

Módulos de Análise

O Orion é um sistema de gestão de ativos suportado pelas metodologias quantitativas e qualitativas da engenharia da confiabilidade. Essas análises suportam a tomada de decisão precisa nas organizações. Os módulos de análise de confiabilidade do Orion eAPI incluem:

  • Life Data Analysis – LDA: Módulo para a análise da confiabilidade e mantenabilidade dos ativos
  • Reliability Growth – RGA: Módulo para a análise da tendência do MTBF
  • Visual Analysis – RCA: Módulo para Análise estruturada para eliminar falhas recorrentes através da identificação da sua causa raiz. Inclui as ferramentas: Brainstorming, 5 Porquês, Diagrama Ishikawa, Análise de Causa/Efeito e RCA.
  • Spare Part Forecast: Módulo para análise da quantidade ótima de itens sobressalentes
  • Degradation Analysis – DA: Para estimar a vida de itens a partir de dados de monitoramento da condição.
  • Integração com outras Ferramentas de Análise: Módulo que permite a integração com outras ferramentas especialistas em análise de confiabilidade e assuntos correlatos (exemplo: Softwares ReliaSoft, como BlockSim, RBI, RENO, Weibull++, etc.).

Planos de Melhoria

Permite criar planos de melhoria e planos da gestão de ativos. Possibilita acompanhar a evolução das ações, por meio dos portais e com o envio de e-mails para os responsáveis e envolvidos. Também disponibiliza painel para monitorar o ROI de todos os projetos de melhoria.

Reliability Forecast

Permite monitorar a probabilidade de futuras falhas com base na confiabilidade e criticidade dos ativos.

Módulo de Produção

Para analisar o OEE (Overall Equipment Effectiveness) e classificar perdas.

Módulo de KPIs/Dashboards

Permite a criação de painel de indicadores personalizados para cada usuário, para monitorar os ativos que são de sua responsabilidade. Possibilita o detalhamento dos indicadores até o menor nível da hierarquia do sistema.

Módulo Preventiva

Para determinar a melhor periodicidade para as intervenções preventivas, a partir das curvas de confiabilidade e informações dos custos de manutenção.

Módulo Relatório

Permite gerar e imprimir diversos tipos de relatórios: número de falhas, MTBF, MTTR, disponibilidade, perda de produção, custos, reliability forecast, visão consolidada, entre outros.

Portal de Usuário e Portal de Grupo

Permite que usuários individuais ou usuários vinculados a grupos de interesse gerenciem e acompanhem todas as atividades relacionadas à gestão de ativos, como ações, projetos de melhoria, análises, relatórios, pesquisas, etc.

Módulo de Pesquisa

Permite pesquisar informações do banco de dados do sistema através da seleção de tabelas e campos de assuntos relacionados, uma vez criadas, as pesquisas podem ser publicadas para grupos de usuários específicos ou para toda organização.

Módulo de Administração

O módulo de administração agrega as funções de configuração da aplicação como cadastramentos das listas do sistema, configurações de usuário e sistema, gerenciamento dos processos de importação de dados e cadastramentos de perfis de acesso e usuários.