Sistema empresarial para gestão de análise de falhas e determinação de ações de melhoria.

O XFRACAS da ReliaSoft é um sistema web-based, baseado na metodologia FRACAS (Failure Reporting, Analysis and Corrective Action System) o sistema permite aplicar a sistemática do ciclo de resolução de problemas por meio de equipe multifuncional. Também é totalmente configurável e flexível, permitindo customização do sistema conforme necessidades das empresas.

Um dos principais benefícios do sistema, é permitir a redução de recorrências de falhas ao atuar diretamente em suas causas, impactando no aumento da disponibilidade, na redução de custos de manutenções, na redução de stress e horas extras das equipes, na redução do back log de manutenção planejada, na melhoria de projetos e pós-venda, entre outros benefícios. Além disso, a redução de falhas permitirá investir mais tempo para trabalhar ações preventivas, identificar e implementar melhorias e inovações em sua empresa.

Com o sistema XFRACAS a empresa poderá executar, acompanhar e gerenciar todo o processo de resolução de problemas, desde a abertura de um incidente/falha (referente a um produto, equipamento, processo, ou qualquer outro evento) até sua tratativa de resolução. Os envolvidos no processo contarão com o apoio de diversas metodologias (PDCA, DMAIC Seis Sigma, DFSS, 8D, entre outras metodologias) de acordo a necessidade de cada empresa.

O XFRACAS atua de forma global nas organizações para resolver os problemas existentes, construindo uma base de conhecimento das lições aprendidas, fechando o ciclo de resolução do problema.

Mais informações: https://www.reliasoft.com/products/reliability-management/xfracas

Benefícios do Sistema

  • Realizar melhorias de projeto, lançar produtos em menor tempo, fornecer melhores serviços e aumentar a satisfação no suporte ao cliente.
  • Reduzir custos de manutenção, horas extras de equipes e back log de manutenção planejada.
  • Gerenciar ações e fluxo de trabalho, com alertas para os responsáveis.
  • Realizar a resolução de incidente a partir de diversas metodologias: G8D (8 disciplinas), DMAIC (do Six Sigma), Design For Six Sigma, DMADV, IDOV
  • Realizar análise de falhas, por meio do módulo opcional Visual Analysis que disponibiliza ferramentas de análise de falhas: Brainstorming, 5 Porquês, Diagrama Ishikawa, Análise de Causa/Efeito e RCA.
  • Realizar o processo de validação para cada tipo de ação realizada.
  • Compartilhar os dados registrados e as soluções dos incidentes para as demais áreas da empresa.
  • Monitorar problemas com fornecedores e prestadores de serviço autorizados.
  • Acompanhar a eficácia das ações implementadas.
  • Realizar gestão de projetos.
  • Gerenciar dados de reparo e substituição de equipamentos.
  • Obter, automaticamente, os indicadores de MTBF, MTBI, tempo de reparo, disponibilidade, entre outros.
  • Utilizar o histórico de incidentes para reduzir os custos de garantia.
  • Assegurar os requisitos exigidos para auditoria de sistemas de qualidade da ISO.
  • Padronizar o histórico de incidentes para realizar análises de confiabilidade.

Integração com Softwares de Análise Especialistas

O sistema empresarial XFRACAS, da ReliaSoft, foi desenvolvido para integrar com as ferramentas de análises especialistas da ReliaSoft (Weibull++, BlockSim, ALTA, RGA, RCM++, Lambda, DOE ++, RENO, RBI e Xfmea), permitindo que as informações sejam compartilhadas, e potencializadas com a contribuição de diversos especialistas em um mesmo projeto, dessa forma, informações de falha registrados na interface do XFRACAS podem ser dados de entrada para execução de cálculos de análise de dados de vida no Weibull++, ou outras análises nos softwares especialistas.

Além disso, a solução ReliaSoft permite o armazenamento de análises em um banco de dados centralizado que suporta o acesso simultâneo de vários usuários e compartilha informações relevantes entre as ferramentas de confiabilidade habilitadas. São suportados, para nível empresarial, repositórios como Microsoft SQL Server ® e Oracle.